terça-feira, 13 de outubro de 2015

O triste dia em que parei de comer bacon

Em agosto deste ano, um caminhão tombou com mais de 100 porcos dentro, no trecho Oeste do Rodoanel. Passou na TV a situação dos porquinhos e a burrice e insensibilidade humana ao tentar desvirar um caminhão com os porcos dentro.

(Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Desde que vi a cena dos porcos gritando e tentando sobreviver, não consigo mais comer carne de porco. O meu tão amado bacon deixou de ser amado.

No dia seguinte, a primeira coisa que me apareceu no almoço foi um torresmo. Fiquei surpresa por não ter a mínima vontade de comer, porque eu amava torresmo, sério. Foi deixando de comer carne de porco que eu percebi como consumia muita carne de porco. O lanche de mortadela, a feijoada, o misto quente,  o cachorro-quente, o rissole de presunto...

"Mas por que você está escrevendo esse texto, Jéssica?". É mais um desabafo, porque desde que eu parei de comer porco, as pessoas ficam dizendo que é frescura, que vão continuar matando porcos mesmo se eu não comer, que logo essa má impressão que eu tive passa.

Não sou vegetariana, só não como carne de porco por conta da má impressão que tive mesmo. Não quero convencer ninguém a deixar de comer carne de porco, só acho chato as pessoas ficarem tentando você mudar de ideia em relação a isso e quero respeito pela minha opção.

Tenho amigos vegetarianos e claro que faço brincadeiras, mas espero, de coração, que eu nunca tenha sido chata dessa forma.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Sobre as manifestações e impeachment

Domingo (15) fiquei ausente das redes sociais. Não, não fui à manifestação.
Hoje, segunda-feira (16), vi uma enxurrada de críticas, memes, discussões e xingamentos sobre a manifestação de ontem. Li cada post com cuidado e agora decidi fazer o meu.

Recomendo o texto da BBC Existe base para impeachment de Dilma?, que possui diferentes opiniões de quem entende do assunto.

Manifestação do dia 13 de março
Agora vamos à manifestação.
"Jéssica, o que você acha da manifestação de sexta e de domingo?".

Eu acho ótimo. Acho que o maior problema dos brasileiros é votar e deixar que o governo tome conta de tudo sozinho e diga o que deve ser feito. Não, gente. O povo tem de se mover. Não está gostando, vai pra rua mesmo e se manifeste. Acho bom que o povo saia às ruas seja a favor ou contra o governo, seja pra pedir mais educação, moradia, igualdade e etc.

Eu apenas sou contra ideias favoráveis à ditadura, contra a imprensa, pedindo intervenção militar e coisas do gênero.

Outra coisa que eu não gosto é a ridicularização dos movimentos. Sério, gente. Para que tá feio. Sempre que alguém é contra um movimento, usam imagens para zombar dele. Compartilham cartazes com erros ortográficos, cartazes que destoam do movimento (às vezes são cartazes de outros movimentos) e generalizam como se todas as pessoas fossem assim, na tentativa de deslegitimar uma manifestação. E isso vale para todos os lados, direita, esquerda, transversal e etc. Tudo bem que numa manifestação algumas pessoas ficam meio perdidas, vão por uma causa x e aproveitam o embalo da galera, mas não generalizem!

Ainda tem aqueles que dizem que um movimento só tem trabalhador, sem teto, rico, branco, preto, maconheiro e etc, etc. As manifestações são pra quem quiser participar. Ser branco, ser preto, ser verde, pobre, rico, classe média, trabalhador, desempregado, empresário, milionário, sem teto, sindicalista, do norte, nordeste, sul, sudeste ou centro-oeste, de direita, ou de esquerda, não te torna menos brasileiro. E sendo brasileiro, você tem o direito de se manifestar. Isso é democracia.

Sobre o Impeachment
Acho que incompetência para governar não é motivo de impeachment, embora seja motivo para queixas. A Dilma já mostrara em seu primeiro mandato que ela era uma governante abaixo de medíocre. Mas vivemos numa democracia e ela foi reeleita, após um monte de promessas que logo de primeira foram deixadas de lado (gasolina, energia, investimento na educação e direitos trabalhistas foram todos chacoalhados), mas foi reeleita democraticamente. Ponto. Não sei se falsas promessas também seriam motivo pra impeachment, mas sei que são motivos para revoltas e queixas.

Acho que dificilmente a Dilma não sabia sobre o que acontecia na Petrobras. Caso ela realmente soubesse e isso seja provado, então aí cabe o impeachment. E seria ótimo se as manifestações servissem para pressionar as investigações da Lava-Jato (entenda o caso).

Vi muitas pessoas dizendo que não pode haver o impeachment, porque o Temer é vice... E daí que o vice é o Temer? Só por isso ela não deveria ser punida? O Temer é vice da Dilma desde sempre e, com impeachment ou não, caso aconteça qualquer coisa com a presidente, é ele quem assume (agora vocês lembram do vice, né?), é pra isso que ele está lá. O brasileiro tem de parar de ser mole e ser o rei do jeitinho. Faça o que tem de ser feito.

O Brasil está um caos. Educação, saúde, transportes, economia... tudo uma porcaria!
O brasileiro tem mais é de ir pra rua mesmo e cobrar, até porque é nosso dinheiro que está indo pra conta de gente que não presta.

Apoio manifestações, mesmo que não concorde com algumas ideias. Mas é melhor ver pessoas que se mexem por algo, do que pessoas que apenas votam e depois lavam as mãos, como se o dever já estivesse cumprido (como foi feito por muito tempo). Manda mais manifestação que tá pouco.

Recomendo mais esses textos:
Democracia, 30 anos: Lula defende reforma política e democratização da mídia para país avançar mais
O que muda com os protestos de domingo? - Cinco análises