Já discuti muito em trens, ônibus e metrôs por causa de pessoas que não usam fone de ouvido. Eu estou pouco me lixando se você está ouvindo rock, funk, gospel, axé, pagode..., apenas tenha bom senso e abaixa o som desse seu aparelhinho de última geração. Se eu quisesse ouvir música, eu estaria ouvindo, com um fone de ouvido.
Hoje peguei trem com dois caras que falavam praticamente gritando. Saí de lá quase manjando de todos os esquemas da biqueira e sabendo quem era piriguete e quem era a nervosinha da galera. Não contentes, colocaram uns funks boladões pra ouvir, bem alto, em seu Galaxy S4. Maldito Dom Dom Dom... Todo mundo ficou olhando. Eu estava bem em frente a eles, lendo o meu livro (A Dança dos Dragões) e me segurando muito para não falar nada. Foi difícil. Mas não falei, fiquei encarando, mas eles olhavam apenas para baixo ou para a janela. Tentei manter minha leitura.
Quando estava chegando na estação em que eu ia descer, um homem que estava próximo à porta pediu para que eles diminuíssem o som. A resposta deles foi imediata: "por que, tio?" "Qualé a fita?". O homem na hora falou que eles estavam incomodando. "Oxi, incomodando quem, tem ninguém reclamando". O homem insistiu e disse que ia chamar o segurança. Os dois rapazes na hora bateram na janela do trem e desafiaram o homem a chamar o segurança da estação. Em resposta, o homem disse que ele é quem ia resolver isso.
Saí do trem e não sei mais o que aconteceu.
Me senti meio impotente e babaca, por não ter dado apoio ao cara da porta. Mas eu já tinha decidido não causar mais dentro do trem. Sabe por quê? Porque sei que esses caras fazem isso de propósito. Engana-se quem pensa que eles não tem noção de que estão num espaço público. Eles apenas não respeitam e querem ser desafiados, para aparecer e mostrar quem manda. Infelizmente, nessas situações a ignorância sempre vence, porque ou termina com xingamentos, ou termina com alguém apanhando.
Nessas horas, em que eu tenho infinita vontade de agredir fisicamente alguém, eu tento pensar no que Jesus, Buda, Madre Teresa e afins fariam. Mas dessa vez não deu. Eu pensei no cabeludo barbudo torcendo o pescoço daqueles caras e Maria Madalena dando um belo chute nas bolas desses leks. Ficou só no pensamento. Infelizmente eles devem ter saído ilesos de qualquer situação e provavelmente voltarão a infernizar mais pessoas. Apesar de todo o ódio, a melhor coisa a fazer é ignorar.
Ps: Vocês não tem noção de como me esforcei para não escrever palavrões nesse texto!!!